Revisitando Nina Rodrigues: um estudo sobre as religiões afro-brasileiras e o conhecimento científico no século XIX
A partir das obras"O animismo fetichista dos negros bahianos"(1900) e "Os Africanos no Brasil"(1932), busca-se pensar Nina Rodrigues enquanto produto/produtor de um discurso científico acerca das religiões africanas na Bahia do século XIX, destacando as categorias explicativas utilizadas para referenciar tai práticas religiosas. Destacam-se entre elas 'fetichismo', 'animismo', 'double', 'teologia', 'fitolatria', 'hidrolatria', 'liturgia', 'sonambulismo', 'histeria', 'hipnotismo', 'sobrevivências', 'mestiçagem espiritual', e 'totemismo'. Ao partir do método proposto por Edigar Morin sobre o 'pensamento complexo', a autora rompe a homogeneidade de um 'discurso médico' e consegue destacar amultiplicidade de olhares lançados sobre a religiosidade africana. Ao complexizar a figura do médico e ao visualizar os diferentes 'lugares sociais' de seu discurso foi possível, inclusive, desenvolver hipót-ses acerca de uma postura católica em Nina Rodrigues.
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Revisitando Nina Rodrigues: um estudo sobre as religiões afro-brasileiras e o conhecimento científico no século XIX
A partir das obras"O animismo fetichista dos negros bahianos"(1900) e "Os Africanos no Brasil"(1932), busca-se pensar Nina Rodrigues enquanto produto/produtor de um discurso científico acerca das religiões africanas na Bahia do século XIX, destacando as categorias explicativas utilizadas para referenciar tai práticas religiosas. Destacam-se entre elas 'fetichismo', 'animismo', 'double', 'teologia', 'fitolatria', 'hidrolatria', 'liturgia', 'sonambulismo', 'histeria', 'hipnotismo', 'sobrevivências', 'mestiçagem espiritual', e 'totemismo'. Ao partir do método proposto por Edigar Morin sobre o 'pensamento complexo', a autora rompe a homogeneidade de um 'discurso médico' e consegue destacar amultiplicidade de olhares lançados sobre a religiosidade africana. Ao complexizar a figura do médico e ao visualizar os diferentes 'lugares sociais' de seu discurso foi possível, inclusive, desenvolver hipót-ses acerca de uma postura católica em Nina Rodrigues.