+

A Semana de História da UEM

Semana de História.PNG

A semana de História da UEM tornou-se um evento tradicional no calendário acadêmico. Esse evento já está em sua vigésima sétima edição e conta com a participação do ProfHistória, integrando o Terceiro Encontro do ProfHistória. O campus do Vale do Ivaí também tem presença marcante neste evento, realizando o décimo congresso de História de Ivaiporã. 

Instruções para a Publicação do Capítulo do Livro, resultado das apresentações realizadas na XXVII Semana de História da UEM

NORMAS

O texto deve ser escrito de  forma que contenha Introdução, justificativas, objetivos, resultados/discussões, conclusão e referências. 

Quantidade de páginas: 

Mínimo: 8 (oito) páginas 

Máximo: 12 (doze) páginas 

Em papel tamanho A4.
O capítulo deverá ser redigido conforme as normas da ABNT em vigor. Para citações diretas com mais de três linhas deve-se utilizar o recuo de 2cm a esquerda. Os trabalhos deverão ser salvos em formato "doc” (Word) e PDF.
As referências devem seguir as normas da ABNT vigentes.

Serão organizados 9 livros, um para cada Simpósio temático, com exceção dos ST's "História Antiga e usos do passado: fontes, pesquisas e ensino" e "A Idade Média em debate: fontes, pesquisas e ensino de História Medieval" que os trabalhos apresentados irão compor um único livro. Cada livro possuirá um ISBN e serão publicados pela editora Edições Diálogos, editora do programa de pós-graduação da UEM.

Arquivo para escrever o texto a ser submetido: BAIXAR (Atenção, faça o download do arquivo, ao invés de solicitar acesso.) 

ENVIO: Cada trabalho deve ser enviado ao seu respectivo ST abaixo: 

1. Imprensa: Construção historiográfica através dos veículos de informações
2. Debates sobre tempo presente e história
3. História das Crenças e das Ideias Religiosas
4. Imagem e poder no período contemporâneo (Séculos XIX ao XXI)
5. História Antiga e usos do passado: fontes, pesquisas e ensino
6. Ensino de História: Horizontes de possibilidades de práticas e pesquisas
7. A Idade Média em debate: fontes, pesquisas e ensino de História Medieval
8. História Cultural: entre as imagens, narrativas e memórias
9. História local e regional: as múltiplas narrativas do passado.
10. Trajetórias da expansão: interações e práticas portuguesas na era moderna

MESMO QUE VOCÊ NÃO TENHA APRESENTADO NO SIMPÓSIO TEMÁTICO, POSSUI O DIREITO DE ENVIAR O CAPÍTULO PARA SER ANALISADO E PUBLICADO. 

CRONOGRAMA

Início do Recebimento

10/01/2025

Prazo Final para o Envio

17/02/2025

Resultado dos capítulos aceitos

10/03/2025

Publicação da Coleção de livros

Até o Mês de Agosto, isso por conta de todos os trâmites necessários para se organizar um livro