Em parceria com colegas da USP, pesquisadores do LHC publicam edição comentada de manuscrito raro do século XVIII.

saa capaResultado de uma parceria entre o LHC (Laboratório de História das Ciências da UEM) e o NEHiLP Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa da USP, a publicação do livro “Fauna e flora do Brasil (especialmente do Mato Grosso) segundo Joseph Barbosa de Saá (1769)”, faz parte de uma série bibliográfica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que visa à divulgação de textos inéditos ou extremamente raros, utilizados pelo NEHiLP e por pesquisas similares com vistas à investigação da primeira datação das palavras em língua portuguesa. Tem como objetivo divulgar edições críticas e diplomáticas de textos antigos ou especiais, bem como léxicos e estudos que reflitam a História das Ciências e a diversidade da língua portuguesa.

Esta é apenas a primeira de uma série de publicações de livros sobre o período Colonial: “Com relação ao manuscrito de Joseph Barbosa de Sá (1769), estamos preparando mais uma edição, a ser publicada até o início de 2014. Nela, iremos historicizar sua obra e fazer um levantamento detalhado dos autores utilizados por este cronista do século XVIII”, afirmou o professor Christian Fausto, coordenador do LHC/UEM.

saa livro

Contato

Universidade Estadual de Maringá Av. Colombo 5.790 Jd.Universitário Bloco 4 Sala 11
Maringá, Paraná, Brasil